18 abril 2006

Sobre a vida...

Tenho lido muitos livros que abordam questões sobre a morte, a valorização da vida, afinal a morte é mesmo nossa única certeza neste mundo...estou adorando os livros recomendados por minha amiga Andréa, do escritor Irvin D. Yalom, autor de Quando Nietzsche Chorou e agora estou lendo A Cura de Shopenhauer, ambos muito interessantes e super bem elaborados, mesclando ficção e realidade, conceitos sobre psicanálise e filosofia que fazem qualquer ser humano refletir. Como no trecho:

(...) O que mais temos? O que mais senão aquele abençoado e milagroso intervalo de ser e estar consciente? Se algo deve ser homenageado e abençoado, deveria ser apenas isso, a incalculável dádiva do mero existir. Viver desesperado porque a vida acaba ou porque não tem outra finalidade maior ou desígnio intrínseco é pura ingratidão. Pensar num criador onisciente e dedicar a vida a um ajoelhar-se-sem-fim parece sem sentido. Além de um desperdício: por que dar todo esse amor a um fantasma, quando há tão pouco amor em volta da Terra? Melhor aceitar a solução de Einstein e Spinoza: apenas inclinar a cabeça e bater no chapéu para as elegantes leis e mistérios da natureza, mas tratar de viver. (...)

São abordagens fortes, objetivas e que jogam a realidade de maneira não muito delicada sobre todos os pensamentos fantasiosos que muitas vezes temos...Apesar de eu achar que, se não tendencionamos ao mal, qualquer forma de pensar e sonhos que são construídos, validados estão e respeitados também têm de ser, mas não devemos passar a vida inteira rogando, sonhando, planejando, pedindo, agradecendo apenas, temos que agir, interagir, intervir, ir e vir e batalhar para fazer desta nossa vida uma agradável via de comunicação com os demais, quando tudo está agradável passamos tanto tempo e nem sentimos, vemos os dias voarem e nos perguntamos onde vamos parar, mas a melhor coisa que podemos ter é o orgulho de olhar para trás e ver que só deixamos boas sementes, que plantamos belas árvores, que colhemos lindos frutos e que o tempo gasto com este nosso jardim da vida não foi inútil e sim, muito compensador e contagiou também outros seres...

(...) A vida é uma situação temporária, com uma solução permanente. (...)

O que pensam sobre isto???

Nenhum comentário: