10 maio 2008

Educação para todos???

Hoje estava fazendo um trabalho quando certo trecho do livro que estava usando chamou muito a minha atenção. Um discurso inflamado, como se o autor de uma hora para a outra começasse a desabafar, e foi um raciocínio tão claro e realista que resolvi postá-lo aqui.
Vale a pena ler ao menos esse trecho:

"Por que não substituir as campanhas contra a gratuidade do ensino, pelas campanhas em favor da publicização do ensino estatal, transformando o privilégio de poucos em direito de todos? Por quê não reconhecer que o discurso da gratuidade do ensino constitui uma mistificação, já que os serviços prestados pelo Estado, como educação e saúde, são pagos com impostos, taxas e contribuições? É preciso enfatizar que a educação e a saúde públicas são direitos dos cidadãos, que os pagam quando não sonegam e que a privatização dos serviços públicos só se justifica se acompanhada da privatização dos tributos, pondo fim ao duplo pagamento dos serviços, transformando direitos em mercadorias, cidadãos em consumidores e modificando o contrato entre o Estado e a sociedade."

(...) "O governo tem devolvido à sociedade, sob a forma de serviços, tanto quanto dela tem extraído sob a forma de impostos?"

Extraído do livro Estrutura e Funcionamento da Educação Básica, vários autores, ed. Pioneira, 1999. Capítulo 9 - A Educação Infantil, por João Pedro da Fonseca.

Nenhum comentário: