24 janeiro 2009

Invento...

Invento, Maria Teresa Horta

Deponho
suponho e descrevo
a pulso
subindo pela fímbria
do despido
Porque nada é verdade
se eu invento
o avesso daquilo que é vestido

Só de amor, Quetzal Editores, 1999 - Lisboa, Portugal


08 janeiro 2009

Lealdade...

Lealdade é uma atitude muito mais ampla e mais comprometida do que a fidelidade. Ser leal é estar junto, é brigar por, é dar o ombro, é dividir alegrias e tristezas, é não julgar, é ter a liberdade de estar sem precisar ter, é cumprir sem prometer, é voltar sem ter ido. A lealdade não exige reciprocidade, nem exclusividade. Também não estabelece gênero ou número. Nem admite meio-termo: a gente é leal ou não é.

Euza Noronha

Eu acredito neste sentimento.

06 janeiro 2009

O mar...

Como disse Guimarães Rosa, "perto de muita água, tudo é feliz". E está aí o mar para prová-lo. Fonte de delícias e mistérios, o mar tanto nos encanta como nos amedronta. Fascina e nos dá grandes sustos. Quem nunca tomou um "caixote", que atire a primeira pedra! A onda te pega de jeito e você se sente jogado dentro de uma máquina de lavar, chacoalhando de uma lado pro outro, completamente sem noção ou controle, sem saber onde foram parar céu e terra. Depois, o mico de sair cheio de areia no calção, as meninas tentando cobrir os seios porque o sutiã foi parar no pescoço... Depois a gente dá risada e acha engraçadíssimo, mas só depois. Na hora é um sufoco inesquecível.
Alex Xavier

Acabo de me deparar com este texto e concordo plenamente. Lembro que, a primeira vez que avistei o mar, senti-me completamente encantada, hipnotizada por sua beleza, sua imensidão e, até então, não sentia medo. Até o meu primeiro (e único até hoje) "caixote"...rs
Eu ficava horas e horas curtindo as marolas, mas, houve uma hora em que o mar resolveu 'curtir' comigo...rs...e lá fui eu, encarar uma onda que me encobriu e quando eu estava debaixo d'água ainda bobona tentei abrir a boca para chamar por socorro...rs
Nunca tomei tanta água salgada, eca! Depois, recuperei a pose e tentei disfarçar, da melhor maneira possível. Mas a sensação é tão engraçada, pois, ao mesmo tempo que morri de medo, foi fascinante!
Ainda não sei nadar, mas pretendo aprender e também pretendo fazer mergulhos, pois deve ser belíssimo estar em segurança, no fundo do mar!!!

Aliás, há muito o que se aprender nesta vida!!!

01 janeiro 2009

A Música

Posso dizer que o primeiro dia deste ano para mim está sendo musical!
Estou em recuperação, pois passei por um procedimento cirúrgico 'às vésperas da virada'. Foi tudo bem e estou tendo uma excelente recuperação, mas confesso que, além dos carinhos e cuidados de todos aqueles que nos querem bem, a música ajuda e muito.
Por isso, começo esse novo ano rendendo graças a esta companheira de todas as horas e incrível embaladora de emoções:

A música descongela os sentimentos endurecidos. Abre nossa mente, desperta-nos e expande nosso modo de perceber e sentir as coisas. Quando ela entra em cena, seja num teatro, no carro ou em casa, parece que alguma faísca se acende em nosso cérebro e nossas emoções fluem, as idéias ficam mais generosas, talvez mais lúcidas. Se você estiver escrevendo, refletindo, namorando, tentando resolver algo ou simplesmente tomando café em casa, experimente, permita que um som lhe faça companhia, perceba que no mínimo as coisas ficam mais bonitas.

Caetano Nucci